
No Brasil, é comum trocar os pneus da frente pelos de trás para evitar comprar um novo conjunto, já que os pneus da frente gastam três vezes mais rápido do que os pneus de trás. No entanto, essa prática é perigosa e pode causar acidentes fatais.
Os pneus dianteiros se desgastam mais rápido porque eles são responsáveis pelas conversões e pelo arranque do carro. Por isso, sofrem mais atrito com o solo e desgastam mais rápido. É comum pensar que, já que os pneus traseiros se desgastam mais devagar, nada mais justo do que trocá-los com os dianteiros, certo? Errado! Os pneus traseiros também tem uma função muito importante, que é a de garantir a estabilidade do carro, principalmente durante conversões e em altas velocidades. Imagine o estrago se, durante uma conversão, seus pneus traseiros derrapassem? Isso causaria um acidente muito grave!
Se você quer aumentar a vida útil dos seus pneus, o ideal é que faça um rodízio entre os pneus dianteiros e traseiros para que eles desgastem na mesma velocidade. A cada 10 mil km rodados, você pode trocar os pneus da frente com os de trás, assim eles desgastam de forma uniforme (isso deve ser feito assim que você trocar por pneus novos).
Se seus pneus dianteiros já estão muito desgastados e você só consegue comprar um par de pneus novos, o ideal é que você coloque os pneus novos na traseira, e coloque os pneus traseiros na dianteira do carro, e então inicie o rodízio até poder comprar um novo par de pneus.
O ideal é que a troca de pneus seja sempre completa, mas existem essas opções mais econômicas. O que não se pode fazer é dirigir com pneus carecas. Além de ser um risco à sua segurança e das pessoas que utilizam seu veículo, é um crime de trânsito passível de multa e mais cinco pontos na carteira.
Esteja sempre atento às condições do seu carro para garantir viagens tranquilas e sem estresse!