Como identificar quando os pneus precisam ser trocados

Sendo um dos componentes mais importantes de um carro, os pneus suportam o peso do veículo, seja ele parado ou em movimento. Eles também estão envolvidos nos processos de movimento e frenagem e transmitem uma série de esforços em solo, tais como: potência útil do motor, travagem, aceleração e movimento em curva. Por isso, devemos estar atentos aos sinais de que um ou vários pneus não estão funcionando como deveriam.

Existem inúmeras variáveis que nos levam à troca de um pneu. Algumas variam de acordo com o tipo de pneu em si, ao volume de carga transportada, o tipo de estrada geralmente percorrida, dentre outros. No entanto, é bom lembrar que, mais cedo ou mais tarde, todo proprietário de carro passará por este processo. Hoje, você aprenderá a identificar prontamente quando o seu pneu precisa ser trocado.

O principal indicativo de que um pneu está desgastado e deve ser substituído é o chamado TWI, ou “Tread Wear Indicator” do inglês. O indicador, que é um ressalto de borracha, fica nos sulcos do pneu e possui, geralmente, 1.6mm de profundidade. Um pneu é considerado “careca”, ou desgastado, se o TWI chega ao seu limite. Quando isso acontece, é importante trocá-lo para garantir a segurança dos passageiros a bordo e também evitar quaisquer multas de trânsito.

Para identificar a posição do indicador de desgaste, basta procurar a sigla TWI na lateral do pneu. Se os sulcos atingirem as letras, já é hora de trocar. Caso seja mais de um pneu desgastado, o indicado é fazer uma avaliação nas quatro rodas para fazer uma recapagem ou, então, o descarte necessário. O ideal é sempre trocar os quatro pneus para que todos sejam utilizados de maneira uniforme e tenham a mesma durabilidade.


Mas, caso não seja possível, deve-se sempre utilizar os pneus novos na parte traseira, pois eles são responsáveis por grande parte da estabilidade do veículo. Por serem fabricados de forma diferente, em montadoras diversas e de diversas marcas, cada carro tem sua especificidade e um pneu que é mais adequado para uso. Portanto, jamais realize a troca sozinho: procure ajuda de um profissional que possa ajudá-lo.

Agendar uma avaliação nunca foi tão simples: basta acessar a página Contato aqui no site e enviar o seu pedido ou dúvida. Esperamos você!

Relacionados

Trocar os pneus da frente pelos de trás pode custar a sua vida!
Trocar os pneus da frente pelos de trás pode custar a sua vida!
No Brasil, é comum trocar os pneus da frente pelos de trás para evitar comprar um novo conjunto, já que os pneus da frente gastam três vezes mais rápido do...

Agende agora a revisão do seu carro

Marque sua revisão com antecedência e viaje com tranquilidade. Não deixe para a última hora.

X