Tem dificuldades para viajar com neblina? Confira estas 4 dicas valiosas!

É inverno no hemisfério sul e, como sabemos, alguns cuidados extras precisam ser tomados nas estradas, especialmente quando a altitude é alta e há muita neblina ao redor. Afinal, este fenômeno natural inevitavelmente reduz a visibilidade do condutor, o que pode provocar transtornos e até mesmo acidentes quando não se está atento o suficiente.


No entanto, existem alguns truques para contornar esse desafio e dirigir mais tranquilamente no inverno. No post de hoje, você irá conferir 4 dicas para viajar na neblina de forma mais segura:

Reduza a velocidade quando notar o fenômeno


Seguir as leis do trânsito e respeitar o limite de direção nas rodovias é um fator decisivo para evitar acidentes. Principalmente quando a neblina é presente, reduzir a velocidade permite que você navegue por trechos menos visíveis com mais facilidade e evite surpresas desagradáveis.

Mantenha o farol baixo aceso


Ao notar qualquer neblina, o nosso instinto é ligar os faróis para aumentar a visibilidade. No entanto, usar o farol alto não é indicado, pois ele pode refletir as gotículas de água que causam o evento. O resultado é um efeito “espelho” à sua frente, que pode piorar a situação. Portanto, use sempre o farol baixo, tanto para melhorar o campo visual de forma efetiva, como ajudar outros motoristas a identificá-lo com mais facilidade.


Aumente a distância entre você e outros carros


Numa neblina, fica mais difícil perceber as intenções do motorista à sua frente; logo, se ele freia subitamente, você pode acabar atingindo a traseira do veículo. Portanto, garantir que existe uma distância grande o suficiente entre você e outros condutores evita que colisões e outros incidentes ocorram.

Abra as janelas


Um dos efeitos indesejados esperados quando se dirige na neblina é o embaçamento do vidro, causado pela temperatura mais alta no interior do carro comparada à temperatura externa. Para evitar os vidros embaçados, basta mantê-los abertos, ou então semi-abertos, caso esteja muito frio. E, no campo de visão frontal, a saída é sempre utilizar o limpador de para-brisa.


Gostou das dicas? Continue acompanhando o blog da Revisauto para ficar por dentro de tudo sobre carros e o dia a dia numa oficina mecânica!

Agende agora a revisão do seu carro

Marque sua revisão com antecedência e viaje com tranquilidade. Não deixe para a última hora.

X