Qual é melhor para abastecer: álcool ou gasolina?

A escolha de qual combustível utilizar num carro é algo que divide opiniões, especialmente no Brasil, em que os preços estão em crescente alta. E, quando o assunto é álcool versus gasolina, e qual o melhor entre os dois, nem sempre a resposta é simples.

Neste post, explicaremos as vantagens e desvantagens dos dois tipos de combustível, qual é mais sustentável e agride menos o meio ambiente, e como descobrir qual vai sair mais em conta para o seu bolso.

Vantagens e desvantagens do álcool e da gasolina

Uma das principais vantagens do etanol é que ele é derivado da cana-de-açúcar, milho, batatas e outros: ou seja, como uma fonte de energia limpa e natural, não polui tanto o meio ambiente quanto a gasolina.

Ele também atua como um ótimo limpador de motores, além de ter um custo por litro menor que outros combustíveis. Por outro lado, comparado à gasolina, o etanol pode deixar um pouco a desejar em performance.

Para gerar a mesma energia que a gasolina, ele queima mais energia. Portanto, apesar de ser mais barato durante o abastecimento, ele dura menos.

Por sua vez, a gasolina, além de eficiente, serve como lubrificante para o motor. E, como mencionado anteriormente, é queimada menos rapidamente que o etanol, reduzindo o número de reabastecimentos num mesmo mês.

Sua grande desvantagem está, justamente, em sua origem: já que é derivado do petróleo, o combustível fóssil gera muito mais gases poluentes. Estes prejudicam não só o ar e a atmosfera, mas também a saúde humana e o meio ambiente.

O cálculo dos 70%

Mas já que ambas têm pontos fortes e fracos que não podem ser ignorados, o que acontece quando misturamos as duas? Caso o seu carro tenha um motor flex, esta pode ser uma saída viável!

Se você é dono de um carro flex, certamente já ouviu falar sobre o “cálculo dos 70%”. Feito por muitos indivíduos para ajudar na decisão sobre qual combustível usar, ele consiste numa conta matemática simples.

O cálculo é o seguinte: divida o valor do litro do álcool pelo da gasolina. Caso o resultado seja menor que 0,7, então é mais rentável abastecer com etanol (ou álcool). Do contrário, a gasolina é a melhor opção.

Isso ajudará você a controlar gastos desnecessários com locomoção e fazer melhor uso de seu veículo (flex). E, no atual cenário nacional de crise, qualquer economia faz uma grande diferença.

E, ao contrário do que muitos acreditam, fazer o chamado “rodízio de combustível” não é necessário! Afinal, motores flex foram criados para acomodar as necessidades do motorista, o que significa que ele pode escolher livremente entre um e outro.

Qual o melhor combustível?

Depende do contexto. Se você for considerar a questão ambiental, o etanol supera sem dúvidas a gasolina, pois é renovável e emite menos gases poluentes. Se você busca maior durabilidade do combustível e uma lubrificação excelente do tanque, a gasolina tende a vencer a disputa.

Logo, o motorista precisa avaliar o seu próprio limite de gastos e qual alternativa fica mais em conta para o seu próprio caso. Considerando, mais uma vez, todos os pontos que citamos neste post e, principalmente, as particularidades do seu tipo de veículo.

Agende agora a revisão do seu carro

Marque sua revisão com antecedência e viaje com tranquilidade. Não deixe para a última hora.

X