Os 5 problemas mais comuns dos carros e como identificá-los pelo som

É natural que, ao dirigirmos, o carro faça barulho. São vários os sistemas mecânicos envolvidos e tendemos a nos acostumar com a maioria dos sons. Muitas vezes, eles até passam despercebidos! No entanto, não é sempre que um barulho é normal e pode ser ignorado. Assim como o nosso organismo apresenta sintomas quando estamos doentes, os carros também dão sinais que não estão funcionando bem.


Alguns dos mais óbvios, como iremos discutir hoje, são sonoros. E, às vezes, aquele pequeno ruído de motor que parece inofensivo pode significar um grande problema que, se não for resolvido prontamente, afeta todo o mecanismo. Ou pior: colocar a sua vida em risco! Por isso, nesta publicação, nós reunimos cinco dos principais motivos por trás de barulhos incomuns em carros:


Ruído no ar condicionado:

Se você desliga o ar e ouve um ruído contínuo e inconveniente, isso pode significar que há excesso de gás ou até falta de lubrificação no compressor. Neste caso, o recomendado é buscar a assistência técnica para realizar o reparo e evitar maiores danos à peça.


Um som de correntes sendo arrastadas:

A correia dentada do seu carro também pode apresentar problemas. Quando isso acontece, você sente como se o carro estivesse arrastando correntes em sua parte inferior. Para evitar o agravamento do problema e corrigir quaisquer danos à correia, o indicado é marcar uma avaliação para obter a opinião de um técnico ou mecânico especializado.


Um chiado ao frear:

Um dos problemas mais comuns que afetam motoristas, o famoso “chiado” da frenagem geralmente significa que as pastilhas do freio precisam ser substituídas. O importante, neste caso, é não esperar que o barulho se intensifique: o freio é um componente imprescindível para a direção e precisa estar funcionando perfeitamente para evitar quaisquer incidentes.


Um barulho tipo “toc toc”:

Se você está ouvindo algo parecido com o som dos ponteiros de um relógio, há grandes chances dos amortecedores estarem com problemas. Outros sinais que o carro pode dar são tremores excessivos ao iniciar e instabilidade.
Um som de “vazamento”:

significa que o seu gerador precisa de água. Por isso, fique de olho no termômetro do painel e na rapidez com a qual o nível de água diminui. Se isso acontece com frequência e o som de “vazamento” é constante, não espere um minuto: vá para uma oficina mecânica para evitar problemas mais sérios como o superaquecimento do seu motor.
Está tendo problemas com o seu carro e gostaria de falar com um profissional da área ou marcar uma avaliação? Acesse a aba Contato aqui no site e envie uma mensagem para a Revisauto. Estamos prontos para atendê-lo e tirar todas as suas dúvidas!

Relacionados

Qual deve ser a frequência de limpeza do ar condicionado do carro?
Qual deve ser a frequência de limpeza do ar condicionado do carro?
Apesar das altas temperaturas observadas no Brasil ao longo do ano, algumas regiões podem registrar baixas surpreendentes no período de junho a agosto, o que nos faz esquecer de vez...
Por que o seu carro deve corresponder à sua forma de dirigir?
Por que o seu carro deve corresponder à sua forma de dirigir?
Escolher o carro ideal não é uma tarefa simples. Ao adquirir um veículo, muitas questões devem ser consideradas: potência, consumo de combustível, torque, número de portas, espaço interno, tamanho do...
Como saber se, e quando, o amortecedor precisa ser trocado
Como saber se, e quando, o amortecedor precisa ser trocado
Independente da fabricante ou do modelo de carro, todos os veículos possuem amortecedores, uma importante peça que garante ao condutor maior segurança e estabilidade durante a direção. O motivo é...

Agende agora a revisão do seu carro

Marque sua revisão com antecedência e viaje com tranquilidade. Não deixe para a última hora.

X