O sistema de injeção eletrônica é mais importante do que você imagina!

Você sabia que o sistema de injeção eletrônica foi criado para melhorar o desempenho dos carros e diminuir a emissão de gases poluentes no meio ambiente? Diferente do carburador, que era um componente mecânico, o sistema de injeção eletrônica é, como diz o nome, controlado e alimentado por sensores eletrônicos, o que garante um sistema muito mais eficiente.


O sistema de injeção eletrônica é composto por: central de informações, sensores e atuadores. A central de informações (também chamada de unidade de comando) é responsável por gerenciar o funcionamento do motor, a partir das informações enviadas pelos sensores. Além disso, é nela que os cálculos que determinarão a injeção de combustível são feitos.


Os sensores monitoram o funcionamento do motor e fornecem informações como pressão, temperatura e proporção dos reagentes na queima do combustível. Essas informações são enviadas à central de informações e podem ser recuperadas posteriormente, se necessário. Já os atuadores são os responsáveis pela queima efetiva de combustível. Alguns exemplos de atuadores são os injetores de combustível, bobina de faíscas e ventoinha de arrefecimento.
O sistema de injeção eletrônica, então, é responsável por todos os componentes do motor e por garantir seu funcionamento. Por isso, um mau funcionamento desse sistema diminui o desempenho do seu veículo e, inclusive, provoca a quebra de componentes do seu motor.


A reprogramação da ECU é justamente o procedimento de redefinição dos parâmetros de funcionamento da injeção eletrônica do seu carro para que ele responda melhor a diferentes situações do motor. O resultado da reprogramação é um veículo mais rápido em qualquer situação, com mais toque e potência, melhor desempenho em baixas rotações e com eficiência no consumo de combustível.


Se seu carro não atende mais às suas necessidades e se você considera que o desempenho dele não corresponde às suas expectativas, a reprogramação da ECU é uma ótima saída. Ficou interessado? Entre em contato com a equipe da Revisauto para uma avaliação do seu carro! Estamos ansiosos para atendê-lo!

Relacionados

Qual a relação da ECU com a injeção eletrônica do seu carro?
Qual a relação da ECU com a injeção eletrônica do seu carro?
Hoje falaremos um pouco mais sobre o funcionamento da ECU. Nós já listamos algumas curiosidades sobre o que é a ECU e sua importância aqui nesse post. 5 coisas que...
Como saber se o sistema de injeção eletrônica do meu carro está com problemas?
Como saber se o sistema de injeção eletrônica do meu carro está com problemas?
A injeção eletrônica dá sinais bem claros de quando algo está fora de ordem, ao contrário de outros sistemas mais “silenciosos”. Especialmente se você é um(a) condutor(a), não é difícil...

Agende agora a revisão do seu carro

Marque sua revisão com antecedência e viaje com tranquilidade. Não deixe para a última hora.

X