O Ford T não foi o primeiro carro produzido no mundo

Quando caminhamos pelas ruas, mesmo as menos movimentadas, sabemos da presença deles: os automóveis. É bastante comum vermos diferentes tipos de carros e das mais diferentes marcas. Mas você sabe qual foi o primeiro carro produzido? Venha conferir conosco!


Benz Patent-Motorwagen


Você pode ter se recordado daquelas aulas de história sobre Revolução Industrial e Fordismo e logo pensou no Ford T como o primeiro carro produzido, certo?


Na verdade, bem antes de Henry Ford produzir o atemporal Ford T, alguém já havia registrado um veículo.


De acordo com registros históricos, o engenheiro alemão Karl Friedrich Michael Benz registrou a patente DRP 37435. Em meados de junho do mesmo ano, ele apresentou o Benz Patent-Motorwagen, primeiro automóvel movido a gasolina do mundo.


Curiosamente, Michael Benz uniu-se com outro engenheiro alemão de nome Gottlieb Daimler, fundando a empresa automobilística Daimler-Benz. A companhia cresceu e se desenvolveu. Hoje em dia você a conhece por outro nome, a famosa Mercedes-Benz. Incrível, não?


Algumas características do modelo


O veículo possuía três rodas do tamanho de uma bicicleta, o chassi era feito de madeira, um modesto banco e volante, que, na verdade, era uma manivela. A potência era de apenas um cavalo e sua velocidade média era de aproximadamente 16 km/h.


A “globalização” dos carros


A invenção de Benz certamente foi a nascente da indústria automobilística. Mas não foi pelo Patent-Motorwagen que os veículos foram popularizados. Aí entra aquela figura que citamos no começo do texto: Henry Ford.


Com sua maneira inovadora de produção em larga escala a preços acessíveis, Ford fez com que milhares de americanos e pessoas em todo mundo comprassem o primeiro modelo da empresa: O Ford T.


O sucesso foi tão grandioso que até hoje nas escolas estudamos sobre a criação do Ford T e sua importância para a economia do mundo.


Em relação ao Patent-Motorwagen, há diversas modificações. Entre elas mais segurança e conforto para o motorista, a instalação de um teto e com certeza uma potência muito maior (e agora temos quatro rodas!).


A velocidade máxima era de 75 km/h e 20 cv de potência. Para a época, parecia um Fórmula 1 dos dias atuais. O veículo possuía ainda espaço para cinco ocupantes, o que rendeu verdadeiras viagens em família e com amigos.


E aí? Gostou de descobrir mais um pouco sobre a história dos automóveis? Continue seguindo nosso blog e acompanhe outras curiosidades imperdíveis!

Relacionados

As ferramentas para reprogramação da ECU fazem toda a diferença
As ferramentas para reprogramação da ECU fazem toda a diferença
É intuitivo pensar que quando se faz qualquer coisa, a qualidade dos materiais utilizados importa, certo? Ainda mais quando pensamos em carros, que normalmente são muito utilizados e seu bom...
Conheça 5 carros 100% brasileiros
Conheça 5 carros 100% brasileiros
O mercado automobilístico é muito competitivo. Mas disso nós já sabemos, não é? Existem marcas de todos os continentes do mundo no mercado. O Brasil também se aventurou por esse...
Como funciona um carro com câmbio automático?
Como funciona um carro com câmbio automático?
O câmbio automático está cada vez mais comum nos modelos de carros mais atuais e é cada vez mais querido pelos motoristas. Além disso, esse tipo de câmbio é mais...

Agende agora a revisão do seu carro

Marque sua revisão com antecedência e viaje com tranquilidade. Não deixe para a última hora.

X