Conheça os 3 tipos de amortecedores automotivos

Um dos principais componentes do sistema de suspensão de um carro, além das molas, coxins e coifas, é o amortecedor. Em síntese, enquanto as molas absorvem os impactos e vibrações sentidos pelo veículo, o amortecedor controla as oscilações das molas. Isso garante que as rodas estejam sempre em contato com o solo, tornando a direção mais fluida e preservando a segurança do condutor.

Hoje, vamos nos debruçar sobre os três diferentes tipos de amortecedores automotivos, como cada um funciona e qual a importância da manutenção em cada um dos casos:

Amortecedor Hidráulico

O mais popular dentre os veículos comuns, este amortecedor funciona através de um sistema de óleo lubrificante e ar, que se localizam em câmaras separadas. Neste caso, quando o pistão é acionado de dentro do tubo, que armazena tanto o óleo como o amortecedor, a ação de amortecimento acontece. No entanto, apesar de ser uma opção mais acessível para o consumidor médio, o amortecedor hidráulico precisa de cuidados extras.

Muitas vezes, uma intensidade maior no uso da peça faz com que o óleo e o ar se misturem. O resultado são bolhas que aumentam e reduzem o desempenho do amortecedor. Portanto, se você utiliza o amortecedor hidráulico, lembre-se que é preciso realizar manutenções frequentes!

Amortecedor Pressurizado ou a Gás

Neste modelo, ao invés de utilizar ar, faz-se uso de nitrogênio pressurizado. O nitrogênio garante, por sua vez, mais resistência aos movimentos extremos do veículo. Isso resulta numa aderência maior das rodas à pista e mais estabilidade na direção. E, ao contrário de outros modelos, não há risco de oxidação, o que já garante ao amortecedor a gás uma vida útil superior ao hidráulico. Um problema comum do amortecedor hidráulico é a formação de bolhas de ar no óleo. Aqui, a presença do gás nitrogênio evita tais bolhas, o que reduz a necessidade de avaliações mais constantes.

Amortecedor Eletrônico

Encontrados mais facilmente em carros de luxo, esses amortecedores funcionam a partir de um sistema eletrônico. Similar à tecnologia embutida na ECM ou no sistema de freios ABS, esse amortecedor comanda individualmente as rodas de cada carro, com troca de informações entre diferentes componentes acontecendo em frações de segundos. Dentre os três tipos, o amortecedor eletrônico é o que oferece a maior estabilidade.

Não deixe a manutenção para depois!

Como vimos, os amortecedores são uma parte fundamental de qualquer carro e garantem mais conforto e segurança aos viajantes. Por isso, não se pode deixar a manutenção de lado, não importa o tipo do amortecedor. E, aqui na Revisauto, nós trabalhamos com diferentes tipos de amortecedores. Entre em contato conosco e agende já uma visita!

Relacionados

Como saber se, e quando, o amortecedor precisa ser trocado
Como saber se, e quando, o amortecedor precisa ser trocado
Independente da fabricante ou do modelo de carro, todos os veículos possuem amortecedores, uma importante peça que garante ao condutor maior segurança e estabilidade durante a direção. O motivo é...
Reprogramar a ECU do seu carro o deixará novo!
Reprogramar a ECU do seu carro o deixará novo!
Ao comprar um carro pensamos se as características dessa nova aquisição serão compatíveis com as necessidades pessoais e da família. Porém, após um tempo e por diversos fatores, o veículo pode...
As ferramentas para reprogramação da ECU fazem toda a diferença
As ferramentas para reprogramação da ECU fazem toda a diferença
É intuitivo pensar que quando se faz qualquer coisa, a qualidade dos materiais utilizados importa, certo? Ainda mais quando pensamos em carros, que normalmente são muito utilizados e seu bom...

Agende agora a revisão do seu carro

Marque sua revisão com antecedência e viaje com tranquilidade. Não deixe para a última hora.

X