O mercado automobilístico é muito competitivo. Mas disso nós já sabemos, não é?
Existem marcas de todos os continentes do mundo no mercado. O Brasil também se aventurou por esse nicho, mas, infelizmente, não conseguiu se solidificar.
Atualmente não há fábricas 100% nacionais produzindo carros, apesar das montadoras estrangeiras produzirem veículos aqui no Brasil. Porém, vamos falar sobre cinco carros que foram feitos aqui no Brasil durante o período em que o país ainda se encontrava no mercado.
1 — Gurgel BR800

O modelo mais icônico e famoso é o Gurgel BR800. Criado por João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, pensado ainda na faculdade, a ideia era montar um carro 100% brasileiro no final da década de 60.
Porém, a empresa só o lançou em meados da década de 80, custando cerca de U$7.000 (proximamente R$39300,10). O BR800 teve mais de 40.000 unidades vendidas. A Gurgel ainda teve parcerias com o Exército Brasileiro, criando modelos para uso militar e civil.
2 — Rossin Bertin Vorax

Esse carro foi a atração do Salão do Automóvel de São Paulo em 2010. O Vorax foi criado pelas mãos do designer Fahrys Rossin (envolvido na produção dos carros Camaro) em parceria com o empresário Júnior Bertin, dono da Platinuss.
A principal característica do veículo era seu motor V10 de 570 cv da BMW. Segundo a marca, o Vorax atingiu 280 km/h em testes. Infelizmente, o modelo não foi produzido em escala, ficando apenas na sessão de testes.
3 — DoniRosset

Esse ousado projeto alçava vender um esportivo que consumisse apenas etanol e que tivesse mais de 1.000 cv de potência. O DoniRosset foi projetado em 2012 pelo empresário William Denis Rosset em parceria com o ex-designer da Volkswagen Fernando Morita. A ideia inicial era fazer esse carro de presente para o pai de William.
Infelizmente, o carro ficou apenas no protótipo, apesar de ter sido montado de forma artesanal.
4 — Hofstetter

Inspirado nos carros italianos, o Hofstetter é considerado um dos carros mais exóticos entre os esportivos brasileiros. Criado por Mário Richard Hofstetter, o carro chamava atenção pela sua tecnologia.
Com “asas de gaivota” que abriam para cima e enormes janelas laterais. Sua potência também era impressionante nos padrões brasileiros da década de 80: 140 cv e motor 1.8. Cerca de 20 exemplares foram vendidos.
5 — JPX Montez

Antes de se tornar um empresário rico e famoso, Eike Batista também se aventurou pelo mercado automobilístico. A aposta foi criar um “jeepinho”, pois havia essa lacuna no mercado. O modelo ganhou muito destaque no mundo, sendo atração do Salão de Paris de 1994.
Infelizmente, com o mau atendimento das concessionárias, a JPX acabou perdendo força. Em 2002 a empresa fechou as portas.
Você conhecia algum desses modelos? Continue acompanhando nosso blog para mais curiosidades imperdíveis como essa!