
O câmbio automático está cada vez mais comum nos modelos de carros mais atuais e é cada vez mais querido pelos motoristas. Além disso, esse tipo de câmbio é mais inclusivo para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, que não conseguiriam fazer a troca de marcha num sistema manual.
O sistema de câmbio automático funciona da seguinte forma: ele possui um sistema de engrenagens planetário, e cada combinação de engrenagens é selecionada automaticamente de acordo com a velocidade e rotação do motor. Por exemplo, se você estiver em um engarrafamento em baixa velocidade, o sistema automaticamente regula as engrenagens para fornecer mais torque, e em altas acelerações essa regulagem será feita de forma a garantir mais potência ao motor.
Os sistemas de câmbio automático mais comuns possuem 4 posições: P, D, N e R. A posição P (de park = estacionar) é a posição que deve ser utilizada quando o carro for ser estacionado, D (drive = dirigir) é a posição que o câmbio deve estar quando você estiver dirigindo, N (neutral = neutro) é a marcha neutra, e R (reverse gears = marcha à ré) é a marcha à ré.
Esse tipo de câmbio, além de facilitar muito a direção, já que você não precisa tirar a mão do volante, tem uma vida útil maior, o que gera economia.
Se você está pensando em comprar um carro novo, atente-se ao câmbio, ele é uma grande vantagem no seu veículo e proporciona muito mais conforto nas suas viagens.