Tudo que você precisa saber sobre o freio ABS

Você já se perguntou qual a utilidade do freio ABS e se ele é mesmo melhor que o freio convencional? E se sim, por quê? Hoje, vamos aprofundar um pouco mais no assunto. Desde 2014, os carros comercializados no Brasil já chegam ao consumidor preferencialmente com o sistema ABS de frenagem. E, ao contrário do sistema de freios convencional, em que são utilizados métodos mecânicos e hidráulicos para ampliar a energia do condutor, o sistema ABS é um pouco mais complexo. Mas, também, mais seguro e eficaz.


Da sigla em inglês “Anti-lock Braking System”, ABS é nada mais que um dispositivo antitravamento das rodas. “Mas como isso funciona?”, você deve estar se perguntando… A resposta não é tão simples e envolve conceitos da física: esse sistema conta com sensores desenvolvidos especificamente para impedir o travamento das rodas, o que faz com que a força de atrito entre a estrada e os pneus permaneça o mais próximo possível de µeN.


Para quem não está familiarizado com o termo, µeN é a determinação do Coeficiente de Atenuação de Massa, o que soa de certa forma autoexplicativo, certo? Mas, para deixar tudo mais claro, os sensores responsáveis por monitorar o veículo “regulam” a velocidade de cada roda com aquela exigida pelo carro. Logo, se o motorista frear bruscamente, o sistema ABS “percebe” a tendência de bloqueio das rodas e automaticamente alivia a pressão da ação. Além disso, o sistema ABS considera alguns outros fatores, como: a dinâmica da frenagem em si, a velocidade do veículo e angular do pneu, etc.


Justamente por sua versatilidade e tecnologia embutida, este sistema tende a ter uma performance melhor que o sistema de freios convencional. E você, já sabia os principais pontos que diferenciam o freio ABS do convencional e suas utilidades? Qual dos dois prefere?

Agende agora a revisão do seu carro

Marque sua revisão com antecedência e viaje com tranquilidade. Não deixe para a última hora.