Por mais que você não seja leigo em carros e já tenha um há alguns anos, já se pegou perguntando o que significa cada luzinha do painel? Elas estão lá todos os dias, quando ligamos, freamos ou desligamos o carro: algumas vermelhas, outras alaranjadas e umas até verdes. Mas afinal de contas… o que cada uma, e cada cor, significa?
Como você verá no post de hoje, entender a diferença entre elas pode fazer toda a diferença em situações de emergência na estrada. Vamos lá?
As cores importam
Qualquer que seja a luz acesa no painel, a cor apresentada não é incidental:
Se é verde, significa simplesmente que o sistema está funcionando. Exemplo: a luz da seta é verde e se acende sempre que o condutor aciona a peça;
Se é amarela, ou laranja (a depender do modelo do carro), fique atento: é um alerta de que o sistema está fora de ordem, apesar de não ser necessariamente uma emergência;
Quando vermelha, não hesite em redobrar os cuidados e até mesmo parar o carro se necessário: pode haver algo de muito errado acontecendo!
Quais são os tipos de alerta?
Agora que você já sabe o que cada cor representa, é hora de entender o que alguns dos principais símbolos significam:
Luz da Injeção Eletrônica
Este símbolo representa, de forma clara, o desempenho do sistema de injeção do carro. Ele sempre surge quando giramos a chave e apaga imediatamente após darmos a partida, de forma que, se isso não acontecer, o carro deve ser desligado e o processo repetido. Muitos motoristas notam que a luz permanece acesa, ou ainda acende por conta própria durante a direção. Por mais inofensivo que isso possa parecer, não é um comportamento esperado! Portanto, caso isso aconteça, dirija imediatamente até uma oficina de confiança.
Luz da Bateria
A luz da bateria sempre irá se acender quando algum problema surgir no sistema de carga da bateria ou no alternador. Neste momento, lembre-se das cores que mencionamos acima: se o alerta é “laranja/amarelo”, você ainda não está na zona de perigo. Ainda! Mas, se o símbolo brilhar em vermelho, não hesite por um segundo: busque auxílio profissional para verificar o sistema de alimentação elétrica e impedir incidentes na estrada.
Luz de óleo do motor
Quando a luz de óleo do motor é acionada, é um sinal que a lubrificação do motor não tem sido tão eficiente quanto deveria ou, então, que há alguma falha significativa nos componentes da peça. Nesses casos, o motivo é dos mais diversos, desde uma simples falta de óleo, até problemas na bomba ou sensores. Por isso, não dá para tentar identificar a causa sozinho: é preciso agendar uma manutenção.
Luz do ABS
O sistema ABS é responsável pela frenagem da maioria dos carros modernos. Se a luz do ABS se acender no painel, o carro não necessariamente irá parar de andar, como temem muitos motoristas. Por outro lado, a frenagem não será tão segura e ágil como deveria. E na estrada, sabemos que não dá para brincar com os freios: qualquer milissegundo e estabilidade fazem toda a diferença.
Existem, ainda, muitos outros símbolos aos quais devemos ficar atentos no dia a dia, como:
– Luz do Controle de Estabilidade;
– Luz do Imobilizador;
– Luz do Câmbio Automático;
– Luz da Direção Elétrica;
– Luz da Pastilha de Freio;
– Luz de Combustível;
– Luz de Pressão dos Pneus;
– Luz de Porta Aberta;
– Luz do EPC;
– Luz de Controle do Cruzeiro;
– Luzes dos faróis etc.
Esses símbolos são uma verdadeira “mão na roda” para motoristas. Em especial, aqueles iniciantes que ainda não conseguem identificar falhas no veículo através de outros sinais, como ruídos no motor, problemas na ignição ou frenagem. Por isso, lembre-se: quando qualquer um deles se acender, atente-se à cor. Verifique, também, se eles piscam ou não: este é outro indicativo igualmente importante do estado do sistema.