Já são muitos os documentos que precisamos lembrar de carregar conosco quando saímos de casa, como CPF, RG, títulos e, em alguns casos, até mesmo passaporte. Além dos citados, é obrigatório, segundo a lei brasileira, o porte da ACC, PPD ou CNH quando o condutor está dirigindo.
Eventualmente, sempre esqueceremos algum ou outro, mas algo que nunca deixamos para trás é o celular, não concorda? Quando se tem uma carteira de motorista digital que pode ser acessada do aparelho telefônico, mesmo offline, as suas chances de ser multado por não ter a sua habilitação física consigo deixam de existir!
A novidade foi introduzida em 2018 através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, que permite aos motoristas levarem sua habilitação consigo, no aparelho telefônico, mesmo que deixem a carteira física em casa. São inúmeros os benefícios de uma carteira digital, mas curiosamente, poucos motoristas aderiram-lhe.
Segundo dados do Detran, até novembro de 2020, apenas 9 milhões de condutores registraram uma carteira virtual. Porém, o Brasil conta com mais de 74 milhões de motoristas habilitados. Por isso, hoje vamos ensinar como solicitar a sua.

Primeiro, é preciso ter a CNH na versão impressa: você precisará dos dados da sua carteira para registrá-la no aplicativo. O documento também precisa estar atualizado e constar com um código QR. Caso você tenha uma versão mais antiga, solicite uma segunda via ou renove a que já tem para solicitar a carteira digital.
Em seguida, basta baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponível tanto em dispositivos Android como iOS e cadastrar-se no portal GOV.BR pelo aplicativo. Caso já tenha um cadastro, basta fazer login. Ao entrar em sua conta, clique no ícone “Habilitação”, onde você poderá clicar para baixar sua CNH.
Esta é a parte mais fácil: para conseguir sua carteira digital, na próxima tela, basta clicar em “Validar utilizando o celular” e usar sua câmera para reconhecer o código QR da CNH física. Ao reconhecer o código, o aplicativo também solicitará uma validação biométrica através do reconhecimento facial.
Após fazê-lo, insira o mesmo CEP informado na emissão da carteira física e o seu número de celular com DDD. Depois disso, é só clicar em “Concluir” e criar uma senha de quatro dígitos, que precisará ser inserida sempre que você quiser acessar a carteira digital. Ao final do processo, você terá sua Carteira Digital de Trânsito disponível no aplicativo e pronta para uso. Incrível, não?
Gostou das dicas? Continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades do mundo automotivo e dicas para o seu carro.