O airbag é, assim como o cinto de segurança, um dos componentes essenciais a qualquer carro, de qualquer marca. Um estudo de 2008 do Centro de Experimentação e Segurança Viária mostrou que mais de 3,4 mil vidas teriam sido salvas entre 2001 e 2007 se todos os carros acidentados possuíssem airbags.
Desde 2014, ele é obrigatório no Brasil, e não é à toa: quando um veículo sofre qualquer tipo de colisão ou influência externa indesejada, a “bolsa de ar” é acionada e ejetada de seu compartimento, evitando assim que os passageiros sofram grandes impactos.
Justamente devido à sua importância e o papel que ele desempenha nos mantendo mais seguros, devemos tomar cuidados extras para não prejudicar o seu funcionamento. Hoje, iremos pontuar o que não se deve fazer para garantir a eficácia do airbag e, consequentemente, a sua própria segurança:

Hoje em dia, é comum encontrar pessoas que gostam de realizar alterações e personalizações em seus carros, seja no exterior do veículo ou no painel de controle. Alterações moderadas são bem-vindas e podem deixar o seu carro com a “sua cara”, mas é preciso tomar muito cuidado com o sistema de airbag dele!
Evite personalizações excessivas
Portanto, jamais instale acessórios no volante que não sejam originais ou projetados pela fábrica. Manutenções e reformas inadequadas em oficinas não licenciadas podem interferir no funcionamento do sistema, causando ativações acidentais e até mesmo ferindo passageiros sem necessidade.
Cuidado com a água
Água em excesso pode incapacitar o componente. Por isso, caso tenha vivenciado uma enchente ou o seu carro tenha sofrido qualquer tipo de incidente envolvendo água, procure uma oficina de confiança para realizar uma avaliação.
Além do airbag do assoalho que fica comprometido, quando o carro é atingido por altos volumes de água, é necessário também realizar uma higienização da cabine. Isso evita a formação de mofo nos bancos e outros tecidos, caso a água seja contaminada.
Não deixe objetos entre você e o airbag
Caso o veículo sofra qualquer colisão, o airbag será disparado para evitar que seu corpo seja jogado violentamente para a direção contrária. O papel dele é “amortecer” o impacto e aumentar suas chances de sobrevivência.
Portanto, se existe qualquer objeto entre você e o caminho do airbag, ele terá o efeito contrário! O airbag pode lançar o objeto em alta velocidade contra você ou outros passageiros, causando ferimentos e outros incidentes. Logo, tenha cuidado com quaisquer elementos indesejados que possam prejudicar o seu funcionamento.
Gostou das dicas? Não pare por aqui! Para avaliar o seu carro e conferir o estado dos seus airbags, entre em contato agora mesmo com os profissionais da Revisauto e agende uma visita! Estamos prontos para recebê-lo e tirar suas dúvidas!