Se você gosta de carros, certamente já ouviu falar em direção hidráulica. Também conhecida como direção assistida, ela nos ajuda a ter uma condução mais leve e torna o volante mais maleável. No entanto, é normal que algumas dúvidas apareçam, especialmente sobre o seu funcionamento.
Pensando nisso, hoje vamos tocar em alguns dos principais pontos sobre o assunto. Em primeiro lugar, é preciso conhecer os elementos que fazem parte da direção hidráulica e como eles funcionam. Dentre as principais peças, temos:
- A bomba hidráulica;
- As tubulações de baixa e alta pressão;
- O reservatório de óleo;
- O pinhão;
- A cremalheira.
Esses mecanismos funcionam simultaneamente enquanto o carro está em movimento, proporcionando ao condutor uma melhor experiência na estrada. O pinhão, por exemplo, gira conforme o motorista manuseia o volante. A partir deste movimento rotatório, o pinhão aciona a cremalheira.

Por sua vez, a cremalheira orienta a direção das rodas para o lado desejado pelo condutor. Além disso, o reservatório e a bomba hidráulica também desempenham um papel crucial, pois eles ajudam na pressurização do óleo, responsável por tornar a direção mais “macia”.
Como podemos perceber, todas as peças têm igual importância e dependem umas das outras para garantir o efeito desejado. Isso significa que, se alguma delas não está em bom estado, a eficiência da direção hidráulica é comprometida.
Para assegurar que a direção hidráulica está em plenas condições, recomenda-se um checkup completo a cada 50 mil km rodados. Aqui na Revisauto, nós realizamos a manutenção do sistema, com profissionais capacitados e as mais novas tecnologias do mercado.
Gostaria de saber mais? Clique aqui revisauto.com e agende já sua visita!