A Fórmula 1 é a categoria mais importante de automobilismo no mundo. Pilotos e equipes trabalham em conjunto para guiar carros que passam de 300 km/h em meio a pistas desafiadoras, condições climáticas diversas e, claro, muita tecnologia.
Além de ser um esporte, a Fórmula 1 também é responsável por diversas inovações tecnológicas. Isso permite que os carros andem em grandes velocidades, mas com emissões de poluentes reduzidos, maior segurança, entre outras inovações.
Inovações da Fórmula 1

Você deve estar se perguntando: “Mas o que um F1 tem a ver com meu carro?”. Bem, muitas coisas que você nem imagina. Venha conferir quais!
O uso de espelhos retrovisores, freio a disco, volantes com diversas funções e controle de tração são algumas das inovações que vieram diretamente da Fórmula 1 para os carros comuns.
Como dissemos, a categoria é responsável por trazer ao mundo diversas inovações. E o uso de ECUs também é uma novidade que veio dela.
Repare que os custos de produção e manutenção dos carros da F1 são muito elevados. Existe até um teto de gastos para cada equipe! Sendo assim, os engenheiros precisavam encontrar soluções para reduzir o consumo de combustível, melhorar os ajustes dos carros, etc.
O pioneirismo da McLaren

Desde 1993, a equipe multi-vencedora da categoria, McLaren, foi pioneira no uso de ECUs e em sua distribuição para outras equipes da categoria.
Esse uso veio bem antes desses sistemas chegarem ao mercado automobilístico. Seu sucesso foi importantíssimo para que a venda dos sistemas de ECU obtivesse o sucesso que possui hoje em dia.
É claro que a maneira como os sistemas de ECU do seu carro e de um Fórmula 1 trabalham são diferentes. Porém, a ideia de ter maior controle pelo que ocorre no carro é a mesma.
Os modelos de ECU produzidos pela McLaren continuam sendo usados até hoje na categoria. Em 2021, com a mudança do regulamento da F1, os carros terão ainda mais componentes eletrônicos, ou seja, mais funções para a ECU.
Com certeza mais inovações chegarão para você, não é?
O que achou da postagem? Continue acompanhando nosso blog para mais curiosidades como essa!